Aniversário de São Paulo: paraibana foi 1ª prefeita da maior cidade do país
Com a vida dedicada à política, Luiza Erundina se tornou a primeira prefeita de São Paulo em 1989
São Paulo completou 469 anos neste 25 de janeiro de 2023, e a maior cidade da América Latina precisou de milhões de mãos para se tornar a mais imponente da região. Uma dessas mãos foi de uma paraibana de Uiraúna que fez história e se tornou a primeira prefeita da capital paulista da história.
Com a vida dedicada à política, Luiza Erundina se tornou a primeira prefeita de São Paulo em 1989, mandato que se estendeu até 1993. Paraibana, mudou-se para a capital paulista em 1971, devido à perseguição da ditadura militar. No estado natal, assumiu o primeiro cargo público, em 1958, secretária de Educação de Campina Grande.
Em 1993, depois do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, Erundina foi nomeada ministra da Secretaria da Administração Federal, no governo Itamar Franco. No ano de 1998, já no Partido Socialista Brasileiro(PSB), foi eleita deputada federal por São Paulo.
Nas últimas eleições, Erundina foi eleita novamente como deputada federal com 113 mil votos. Aos 87 anos, este será o sétimo mandato dela.