Anatel monta centro de monitoramento de radiofrequência no Parque do Povo; entenda
Objetivo é evitar que a comunicação das forças de segurança e resgate não seja afetado por frequências impróprias.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou uma força-tarefa com objetivo de evitar o funcionamento de sinais de radiofrequência irregulares durante a celebração do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. O objetivo é impedir, através de um centro de monitoramento de radiofrequência, a invasão de frequências não próprias, preservando o especto para que os serviços de comunicação das equipes de segurança e resgate que vão atuar no Parque do Povo, local da festa, não sejam prejudicados.
A informação foi detalhada ao Portal T5 por Joalle Barros, Gerente da Anatel na Paraíba. Além disso, o trabalho consiste em observar para que a interferência não impacte a comunicação via telefonia celular.
"Estamos com equipe no Parque do Povo, realizando monitoramento do espectro de frequências com vistas a prevenir e resolver eventuais casos de interferências, inclusive, que podem ser provocados por rádios clandestinas", disse Joale.
Ainda segundo o gerente, as situações de interferência podem ser causadas por qualquer dispositivo que emite radiofrequência no local do evento. "Transmissões de radiocomunicação, seja de segurança ou da produção, microlinks utilizados em transmissões ao vivo, além de rádios clandestinas, microfones ou monitores utilizados pelas bandas", completou.
O Maior São João do Mundo
Campina Grande está em ritmo acelerado com os preparativos finais para O Maior São João do Mundo, com a abertura dos festejos juninos no Parque do Povo nesta quarta-feira (29). Este ano, o evento promete ser ainda maior, com novos espaços e atrações, incluindo quatro ambientes distintos: Arena Show, Pirâmide, Arena Cidade e Parque Evaldo Cruz. E a TV Tambaú/SBT/PB estará transmitindo simultaneamente a festa na programação da emissora. As transmissões irão acontecer nesta quarta-feira (29) e nos dias 7, 8 e 30 de junho para os lares paraibanos.