Mais de 400 profissionais da Saúde vão atuar durante o São João de Campina Grande
Confira os locais de referência em atendimento de saúde na festa
Com a aproximação do São João 2024 de Campina Grande, considerado 'O Maior São João do Mundo', a preocupação com a segurança e a saúde dos espectadores está em destaque. Este ano, uma estrutura robusta foi montada para garantir o pronto-atendimento médico aos participantes, além de ações de prevenção e vigilância em saúde.
No coração do Parque do Povo, um pronto-socorro foi montado, equipado com 15 leitos, poltronas para pacientes em observação e macas com equipes volantes que circulam pelo espaço. Localizado na frente da Pirâmide Jackson do Pandeiro, o posto de saúde conta com enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, além de equipamentos essenciais como desfibriladores e estrutura de ala vermelha para casos graves. A unidade funcionará todas as noites a partir das 19h para garantir atendimento imediato em caso de emergência.
Para casos que necessitem de remoção para hospitais, duas ambulâncias estarão de prontidão ao lado do pronto-socorro. Além disso, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Regional Campina Grande) estarão mobilizadas, com um fluxo de trajeto diferenciado para garantir rápida resposta em caso de chamado, considerando que a base do Samu está no entorno do Parque do Povo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a rede hospitalar da cidade também está preparada para dar suporte durante o evento. Hospitais municipais como o Pedro I e Dr. Edgley, o Hospital da Criança e do Adolescente, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão prontos para receber pacientes e oferecer os cuidados necessários.
Além do atendimento médico, ações de fiscalização e educação em saúde estarão em vigor. A Gerência de Vigilância Sanitária orientará comerciantes e consumidores e fiscalizará a comercialização de produtos na festa, incluindo uma campanha sobre a proibição de comercialização de cigarros eletrônicos. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CG) atuará de forma educativa, preventiva e preditiva, gerando relatórios e identificando vulnerabilidades em saúde coletiva.
A Vigilância Ambiental combaterá o mosquito Aedes aegypti e outros arbovírus, realizando inspeções no Parque do Povo e em estabelecimentos como hotéis e restaurantes.
Além das ações no Parque do Povo, outras localidades também receberão atenção. Em distritos como Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, pronto-socorros foram estruturados e ambulâncias com equipes médicas estarão de prontidão para prestar assistência durante as noites de festa.