TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
atendimento durante a festa

Mais de 400 profissionais da Saúde vão atuar durante o São João de Campina Grande

Confira os locais de referência em atendimento de saúde na festa

Por Carlos Rocha Publicado em
Maior São João do Mundo em Campina Grande
Mais de 400 profissionais da Saúde vão atuar durante o São João de Campina Grande (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

Com a aproximação do São João 2024 de Campina Grande, considerado 'O Maior São João do Mundo', a preocupação com a segurança e a saúde dos espectadores está em destaque. Este ano, uma estrutura robusta foi montada para garantir o pronto-atendimento médico aos participantes, além de ações de prevenção e vigilância em saúde.

No coração do Parque do Povo, um pronto-socorro foi montado, equipado com 15 leitos, poltronas para pacientes em observação e macas com equipes volantes que circulam pelo espaço. Localizado na frente da Pirâmide Jackson do Pandeiro, o posto de saúde conta com enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, além de equipamentos essenciais como desfibriladores e estrutura de ala vermelha para casos graves. A unidade funcionará todas as noites a partir das 19h para garantir atendimento imediato em caso de emergência.

Para casos que necessitem de remoção para hospitais, duas ambulâncias estarão de prontidão ao lado do pronto-socorro. Além disso, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Regional Campina Grande) estarão mobilizadas, com um fluxo de trajeto diferenciado para garantir rápida resposta em caso de chamado, considerando que a base do Samu está no entorno do Parque do Povo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a rede hospitalar da cidade também está preparada para dar suporte durante o evento. Hospitais municipais como o Pedro I e Dr. Edgley, o Hospital da Criança e do Adolescente, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão prontos para receber pacientes e oferecer os cuidados necessários.

Além do atendimento médico, ações de fiscalização e educação em saúde estarão em vigor. A Gerência de Vigilância Sanitária orientará comerciantes e consumidores e fiscalizará a comercialização de produtos na festa, incluindo uma campanha sobre a proibição de comercialização de cigarros eletrônicos. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CG) atuará de forma educativa, preventiva e preditiva, gerando relatórios e identificando vulnerabilidades em saúde coletiva.

A Vigilância Ambiental combaterá o mosquito Aedes aegypti e outros arbovírus, realizando inspeções no Parque do Povo e em estabelecimentos como hotéis e restaurantes.

Além das ações no Parque do Povo, outras localidades também receberão atenção. Em distritos como Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, pronto-socorros foram estruturados e ambulâncias com equipes médicas estarão de prontidão para prestar assistência durante as noites de festa.



Relacionadas