Saiba o que é 'Economia Criativa', discutida entre os candidatos no debate da TV Tambaú
Além do que foi discutido, o Portal T5 separou a definição do que realmente aborda o setor da economia citado
Entre os assuntos mais abordados no Último Debate entre os candidatos à Prefeitura de João Pessoa realizado pela Rede Tambaú de Comunicação (RTC), nesta quarta-feira (11), a Economia Criativa foi questionada entre as propostas para o futuro de João Pessoa.
Além do que foi discutido, o Portal T5 separou a definição do que realmente aborda o setor da economia citado.
Economia Criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano, segundo o Sebrae.
A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.
Este tipo de economia está presente entre artistas, empreendedores e representantes dos setores público e privado.
CRISE
Uma pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na Economia Criativa, revela que embora 50,2% das organizações tiveram que demitir em função da pandemia e 65,8% fizeram reduções em contratos, 45,1% dos profissionais e 42% das empresas conseguiram desenvolver novos projetos durante o período de isolamento social.
O levantamento foi feito pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), em parceria com o think tank (laboratório de ideias) cRio ESPM.
A pesquisa mostrou ainda que a maior parte dos profissionais que trabalham com economia criativa recebe até três salários mínimos por mês; 31,5% trabalham mais de 45 horas semanais.
saiba mais