Eleições 2020: Saiba tudo que você precisa para votar
Entenda como baixar título digital, saber o local de votação e justificar o voto.
No próximo domingo, dia 15, os brasileiros deverão decidir quem serão os representantes a vereador e prefeito de sua cidade. Tire todas as suas dúvidas sobre as eleições deste ano.
Como baixar o Título de Eleitor Digital
Hoje, o eleitor pode usar aplicativo e-Título, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2017, nos aparelhos Android e iOS e que permite acessar todas as suas informações eleitorais, além de atuar como segunda via digital do documento de título de eleitor.
- Para baixar, basta fazer o download do aplicativo no PlayStore ou AppStore de forma gratuita.
- Com o aplicativo aberto, insira seus dados pessoais como o nome completo, data de nascimento, número de eleitor e nome da mãe e do pai.
É possível utilizar a versão digital do título eleitoral acompanhado da identificação biométrica na hora votar. Caso você ainda não tenha gravado sua biometria, é necessário apresentar um documento oficial com foto.
Quem não fez biometria pode votar?
Sim, pode. Em virtude das recomendações sanitárias para a pandemia do novo coronavírus, o TSE decidiu que as eleições municipais de 2020 não será utilizada a biometria, pois a votação seria mais demorada devido a dificuldades de alguns eleitores com a leitura de digitais, aumentando também o tamanho das filas e da aglomeração. A medida também é tomada para diminuir o contato dos eleitores com superfícies compartilhadas, como o aparelho leitor de biometria.
Como saber o local de votação
Além do aplicatico e-Título, no site do TSE também é possível consultar os números do título, da zona eleitoral e do endereço da seção de votação através do nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Clique aqui para consultar seu local de votação.
Como justificar o voto
Quem não comparecer às urnas nos dias 15 e 29 deste mês precisa justificar a ausência para não ter suspenso alguns direitos civis. O procedimento pode ser realizado através do aplicato e-Título ou preenchendo o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em qualquer seção eleitoral do país. Uma terceira opção é utilizar o Sistema Justifica do TSE.