TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
entre 2016 e 2020

PB tem 10 casos de assassinatos, atentados e ameaças contra políticos

Levantamento reúne casos referentes à violência política e eleitoral

Por Redação T5 Publicado em
Policiacivil
Foto: Reprodução/TSE

O vereador Antônio de Souza Araújo (PTB), 55 anos, foi morto a tiros em frente a Câmara Municipal de Natuba, no Agreste paraibano, em maio de 2019. O crime está entre os sete casos de assassinatos e atentados contra políticos na Paraíba, apontados pelo levantamento Violência Política e Eleitoral no Brasil.

Os dados reunidos são sobre crimes com característica em cenário de disputas políticas, econômicas e conflitos de interesse. O estudo foi realizado pelas organizações não-governamentais Terra de Direitos e Justiça Global, sobre violência na política.

Os números do relatório são de janeiro de 2016 a primeiro de setembro de 2020. As vítimas são políticos eleitos, candidatos e pré-candidatos, de crimes de assassinatos, ameaças, agressões e ofensas. Dos sete crimes de assassinatos e atentados apontados no estado, dois ocorreram no município de Livramento, no Cariri.

Por crimes de ameaça, o estado registrou três casos, no período pesquisado. Sendo tipificados pelo estudo como: ameaças de terceiros contra agentes políticos; ameaças difusas com o uso de internet, aplicativos e redes sociais; ameaças de agentes políticos contra outros agentes políticos e ameaças de agentes políticos contra terceiros.

Conforme o estudo, a falta de responsabilização nos episódios de violência política implica, por um lado, que as vítimas não são adequadamente tratadas ou recebem qualquer tipo de justiça. Por outro lado, há o fortalecimento da mensagem de vitória da lei do mais forte.

Por meio de pesquisas que embasaram um artigo premiado internacionalmente, a cientista política e professora Tássia Rabelo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), constatou uma lógica de acobertamento (para “debaixo do tapete”) e de “silêncio” do Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados frente às representações abertas em função de denúncias de violência política de gênero.

Vítimas preferenciais das ofensas, as mulheres políticas enfrentam formas específicas de agressões, como as violências físicas infligidas por seus pares ou por terceiros ou ameaças massivas virtuais. Nos casos em que foi possível identificar o sexo do autor da violência, os homens aparecem como autores em 100% dos casos de assassinatos, atentados e agressões e em mais de 90% dos casos de ameaças e ofensas.

Reforço de tropas federais

Na última semana, pelo menos quatro cidades da Paraíba pediram o apoio de tropas federais como reforço na segurança das eleições deste ano. Alhandra, Pedras de Fogo, Fagundes e Brejo do Cruz integram o grupo que possui a autoria dos primeiros pedidos de intervenção.

De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o pedido será analisado por um relator e apreciado pela Corte da casa.

Homem é baleado pelas costas durante evento político na Paraíba

saiba mais


Relacionadas