Divulgada primeira pesquisa Quaest do 2º turno para Prefeitura de João Pessoa
Com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, com 852 eleitores
O resultado da primeira pesquisa do Instituto Quaest foi divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento revelou o cenário das intenções de voto para o segundo turno das eleições para a Prefeitura de João Pessoa. Com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, com 852 eleitores.
Estimulada
No cenário estimulado, onde os eleitores foram informados sobre os nomes e partidos dos candidatos, Cícero Lucena (PP) aparece com 58% das intenções de voto. Com a margem de erro, ele tem entre 55% e 61%. Marcelo Queiroga (PL) registra 31% das intenções, podendo ter entre 28% e 34%. Os indecisos somam 2%, enquanto 9% dos eleitores afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.
Espontânea
No cenário espontâneo, quando os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, Cícero Lucena mantém a liderança com 52% das intenções de voto, podendo variar entre 49% e 55%. Marcelo Queiroga tem 25%, podendo oscilar entre 22% e 28%. Neste cenário, 19% dos eleitores se declararam indecisos, e 4% indicaram que votariam em branco, nulo ou não iriam votar.
Avaliação da Gestão
A pesquisa também avaliou a gestão do atual prefeito, Cícero Lucena. Em agosto, 62% dos eleitores consideraram a gestão positiva, número que caiu para 58% em setembro e agora está em 57%. A avaliação regular subiu de 24% em agosto para 27% em setembro, atingindo 30% em outubro. Já a avaliação negativa permaneceu estável, com 12% em agosto e outubro, e 11% em setembro. O percentual de eleitores que não souberam ou não quiseram opinar foi de 2% em agosto, 4% em setembro e 1% agora.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PB- 07476/2014. Mais detalhes sobre a pesquisa serão divulgados no Jornal da Paraíba. A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco.