PSB lidera com maior número de prefeitos eleitos na Paraíba; veja lista
Outros partidos menores também marcaram presença: o PSD e o PSDB elegeram 9 prefeitos cada, enquanto o PDT, o Solidariedade, o Avante, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Rede elegeram 1 ou 2 prefeituras cada um
O primeiro turno das eleições na Paraíba já traçou um novo cenário político para o estado. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), do atual governador João Azevêdo, saiu vitorioso, elegendo 69 prefeitos, o maior número entre os partidos. Ao todo, 13 partidos vão comandar as 221 prefeituras pelos próximos quatro anos, aguardando ainda os resultados do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande.
O crescimento do PSB é expressivo se comparado com as eleições de 2020, quando o partido tinha um número menor de prefeituras. Entre os outros partidos que se destacam estão o Republicanos, que mais do que dobrou suas prefeituras, passando de 17 em 2020 para 50 em 2024. Em seguida, aparecem o MDB com 25 prefeituras, o União Brasil com 22, e o PP com 19.
Já o PL, que em 2020 detinha 22 prefeituras, sofreu uma queda significativa, elegendo apenas 11 prefeitos. No entanto, esse número ainda pode aumentar com os resultados do segundo turno em João Pessoa, onde o partido disputa a reeleição do prefeito Cícero Lucena.
Outros partidos menores também marcaram presença: o PSD e o PSDB elegeram 9 prefeitos cada, enquanto o PDT, o Solidariedade, o Avante, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Rede elegeram 1 ou 2 prefeituras cada um.
Prefeitos por partidos:
- PSB — 69
- Republicanos — 50
- MDB — 25
- União Brasil — 22
- PP — 19
- PL — 11
- PSD — 11
- PSDB — 9
- PDT — 2
- Solidariedade — 2
- Avante — 1
- PT — 1
- Rede — 1