Hit "Acabou" e panelas gigantes dominam campanhas pela Paraíba; conheça origem
Entre as invenções que chamaram atenção, destacam-se a "panela de pressão gigante", feita com uma caixa d'água de polietileno
Nas eleições de 2024, músicas utilizadas como jingles políticos se transformaram em verdadeiros hits, impulsionando a carreira de diversos artistas e marcando a memória dos eleitores. Um dos maiores sucessos foi a canção "Acabou", da banda Lambasaia, que viralizou em campanhas para prefeito em diversas cidades do interior da Paraíba. O trecho "Acho melhor você se acostumar, essa daqui você não consegue levar" foi amplamente entoado em eventos eleitorais e se tornou símbolo das disputas.
Além das músicas, a criatividade do público também viralizou nas ruas durante os eventos de campanha. Entre as invenções que chamaram atenção, destacam-se a "panela de pressão gigante", feita com uma caixa d'água de polietileno, e a "cuzcuzeira gigante", símbolos de inovação e irreverência que acompanharam as carreatas e comícios. Essas criações cativaram as redes sociais e reforçaram o caráter festivo das eleições.
Originalmente criada para competições de paredões de som, a música "Acabou" foi adaptada para o contexto político e rapidamente conquistou o público. Segundo o vocalista da Lambasaia, Léo Dumove, o uso do hit começou ainda em 2020 no Maranhão e se espalhou para outros estados, como Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Pará, Ceará, Mato Grosso e Rondônia.
"Ficamos muito felizes em ver a adesão da galera, independentemente do partido", destacou Léo, ressaltando que a canção não tem lado político definido e é usada por eleitores de diferentes siglas.