Helder Carvalho é eleito prefeito de Sousa
Sousa, assim como outros municípios com menos de 200 mil eleitores, não realiza segundo turno, o que assegura a definição do resultado logo no primeiro turno
As eleições 2024 no município de Sousa, na Paraíba, foram oficialmente definidas, com 91,98% das seções totalizadas. O resultado foi confirmado por volta das 18h39 deste domingo (6), quando o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a eleição como matematicamente definida.
O candidato Helder Carvalho, do PSB, foi eleito prefeito, conquistando 58,72% dos votos, o que equivale a 21.472 votos. Seu concorrente, Dr. Gilbertão, do UNIÃO, obteve 41,28% dos votos, totalizando 15.096 votos.
Leia também: Hit "Acabou" e panelas gigantes dominam campanhas pela Paraíba; conheça origem
Helder Moreira Abrantes de Carvalho, nascido em 21 de janeiro de 1984 em Sousa, Paraíba, tem 40 anos, é casado e possui ensino superior completo. Advogado de profissão, Helder se identifica como cisgênero, heterossexual e de cor branca. Ele foi eleito pela coligação "Sousa Ainda Maior", formada pelos partidos Republicanos, PP, DC, PSB, PSD, Solidariedade e a Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV).
O limite legal de gastos para o primeiro turno da campanha de Helder foi de R$ 500.990,44. Esta foi sua primeira candidatura ao cargo de prefeito, não sendo candidato à reeleição, o que marca uma nova etapa política em Sousa, após sua gestão como advogado e líder político na região.
A apuração oficial ainda está em curso, mas o TRE já considera a vitória de Helder Carvalho como matematicamente garantida, confirmando sua eleição para o cargo de prefeito da cidade pelos próximos quatro anos.
Sousa, assim como outros municípios com menos de 200 mil eleitores, não realiza segundo turno, o que assegura a definição do resultado logo no primeiro turno.