Divulgada mais uma pesquisa Quaest para Prefeitura de João Pessoa; veja números
Essa é a segunda pesquisa eleitoral da série com as intenções de voto para a Prefeitura de João Pessoa
O Instituto Quaest divulgou nesta terça-feira (17) o segundo levantamento da série de pesquisas apontando as intenções de voto para a Prefeitura de João Pessoa. O cenário estimulado, onde os eleitores escolhem entre os nomes apresentados pelos entrevistadores, mostrou uma leve queda no índice do atual prefeito, Cícero Lucena (PP). Ele registrava 53% das intenções de voto em agosto, mas agora aparece com 49%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, o percentual de Lucena varia entre 46% e 52%.
Ruy Carneiro (Podemos) teve um crescimento, passando de 11% para 14%, com uma variação dentro da margem de erro entre 11% e 17%. Luciano Cartaxo (PT), que tinha 12%, agora possui 11%, podendo ter entre 8% e 14%. Já Marcelo Queiroga (PL), que havia registrado 7%, subiu para 11%, variando entre 8% e 14%. Os três últimos candidatos estão tecnicamente empatados, segundo a margem de erro.
Os eleitores indecisos reduziram de 9% para 4%, enquanto aqueles que afirmaram votar em branco ou nulo passaram de 8% para 10%. Yuri Ezequiel (UP), que não havia pontuado na pesquisa anterior, aparece com 1%, podendo atingir até 4% dentro da margem de erro. Camilo Duarte (PCO) não pontuou em nenhum dos levantamentos.
Cenário espontâneo: 43% dos eleitores ainda estão indecisos
No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, a taxa de indecisos permanece alta, com 43% dos entrevistados sem definição de voto. Cícero Lucena aparece com 36%, podendo variar entre 33% e 39%. Marcelo Queiroga e Ruy Carneiro estão empatados com 6%, dentro da margem de erro entre 3% e 9%. Luciano Cartaxo tem 5%, podendo variar entre 2% e 8%.
Os candidatos Camilo Duarte e Yuri Ezequiel não foram mencionados no cenário espontâneo. A pesquisa foi realizada com um nível de confiança de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Metodologia
A pesquisa Quaest, encomendada pela TV Cabo Branco, foi realizada com 852 entrevistas entre os dias 14 e 16 de setembro e possui margem de erro de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-09810/2024.