TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
eleições 2024

Metade dos candidatos à prefeitura de João Pessoa não apresenta propostas LGBTQIAPN+

Dois candidatos sequer mencionam a sigla no plano de governo; confira levantamento realizado pelo Portal T5.

Por João Cunha Publicado em
Movimento lgbt joao pessoa foto divulgacao
Foto: Divulgação/Movimento LGBT João Pessoa

O Portal T5 fez um levantamento das principais propostas dos candidatos à Prefeitura de João Pessoa voltadas para a população LGBTQIAPN+. Para isso, foi analisado o plano de governo de cada candidato. Dos seis candidatos à prefeitura da capital paraibana nas eleições de 2024, quatro falam sobre a população LGBTQIAPN+ no plano de governo, mas apenas três apresentam propostas.

João Pessoa é o maior colégio eleitoral da Paraíba, com 566.290 pessoas aptas a votar em 2024. A maior parte do eleitorado é formado por mulheres, com 55%, e 45% são do gênero masculino, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Entre os seis candidatos a prefeito da capital, apenas Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), e Yuri Ezequiel (UP), apresentaram propostas para o público LGBTQIAPN+ no seu plano de governo. Camilo Duarte (PCO) e Marcelo Queiroga (PL) sequer citam o público no documento, e, Ruy Carneiro (Podemos), cita, mas não apresenta proposta específica.

Veja abaixo as principais propostas dos candidatos:

Cícero Lucena

A sigla "LGBTQIAPN+" aparece 21 vezes no plano de governo de Cícero Lucena. As propostas são nos eixos de Trabalho, Saúde, Qualificação Profissional, além de campanhas para combate à violência de gênero. Entre as medidas, estão:

Reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Conselho Municipal LGBTQIAPNB+ e Conselho Municipal de Igualdade Racial

Instalar o Centro de Assistência à Saúde e acolhimento à população LGBTQIA+, oferecendo atendimento exclusivo e multiprofissional melhorando a qualidade de vida dessa população

Criar o Centro de Acolhimento para Pessoas LGBTQIA+ que estejam em situação de vulnerabilidade ou que tenham sido expulsas de suas casas.

Luciano Cartaxo

O plano de governo de Luciano Cartaxo conta com 13 propostas voltadas à população, num eixo específico voltado apenas para Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Entre as medidas, estão:

A criação de programas de saúde pública integral, na rede municipal de saúde, para população LGBTQIAPN+, incluindo terapias de transição de gênero.

Ampliação dos espaços públicos para o público LGBTQIAPN+, entre eles o Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa e o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - CMCDPDH-LGBT.

Regulamentar a lei que trata do Fundo Municipal de Combate à Discriminação e a Promoção dos Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Yuri Ezequiel

A sigla "LGBT" aparece no plano de governo de Yuri oito vezes e conta com cinco propostas, entre elas:

Criar as Secretarias da Negritude, da Comunidade LGBTIA+, da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa, da Criança e do Adolescente.

Construir mais 4 casas-abrigo e dois centros de referência para a comunidade LGBTIA+

Criação de Programa de proteção à vida das pessoas LGBTIA+.

*Ruy Carneiro

O candidato do Podemos menciona o público LGBTQIAPN+ no seu plano de governo, mas não traz uma proposta específica para o grupo. No eixo temático 4 do seu plano, em Acesso e Inclusão, ele traz uma proposta geral para inclusão social e econômica de grupos vulneráveis.



Relacionadas