TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Homem, pardo e casado

Perfil dos candidatos nas Eleições 2024 na Paraíba repete padrão de 2020

A maioria dos candidatos é formada por homens, pardos, casados, com idades entre 40 e 44 anos e com ensino médio completo

Por Carlos Rocha Publicado em
Cidadãos que não votaram neste primeiro momento das eleições têm até 60 dias, contando do dia 2 de outubro, para justificar a ausência
Perfil dos candidatos nas Eleições 2024 na Paraíba repete padrão de 2020 (Fernando Frazão / Agência Brasil)

O perfil dos candidatos que concorrem nas Eleições 2024 na Paraíba mantém as mesmas características predominantes das eleições municipais de 2020. A maioria dos candidatos é formada por homens, pardos, casados, com idades entre 40 e 44 anos e com ensino médio completo.

Ao todo, foram registradas 10.078 candidaturas, representando uma queda de 19% em relação ao último pleito. Dentre essas candidaturas, 520 são para prefeito, 522 para vice-prefeito e 9.036 para vereador. Este número é o menor desde as eleições de 2008.

Os partidos ainda têm até o dia 16 de setembro para realizar a substituição de candidatos, o que significa que esses números podem sofrer alterações até essa data.

Em termos de raça e cor, 54% dos candidatos se declararam pardos, 34% brancos e 9% negros. Segundo o IBGE, pardos e pretos formam a população negra, que representa 55,5% do país, de acordo com o último censo. Além disso, 0,81% dos candidatos se identificam como indígenas e 0,36% como amarelos. Não há informações sobre a cor ou raça de 0,5% dos registros.

Quanto às ocupações, a maioria dos candidatos declarou ser agricultor, vereador ou servidor público municipal, além de outras profissões não especificadas. A maioria dos candidatos tem ensino médio completo (38%), é casada (52%) e está na faixa etária entre 40 e 44 anos.

Esses dados demonstram uma repetição do perfil predominante dos candidatos das eleições anteriores, refletindo pouca variação nas características socioculturais e ocupacionais daqueles que disputam cargos públicos no estado.



Relacionadas