TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
eleições 2024

TRE-PB aprova convocação de tropas federais para as eleições em cidades da Paraíba; confira quais são

Os pedidos foram motivados por preocupações com a segurança em razão de conflitos locais

Por Redação T5 Publicado em
TRE PB
A confirmação ou não da convocação das tropas federais para as eleições nesses municípios agora depende da análise do TSE (Foto: Divulgação/ TRE-PB)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, nesta sexta-feira (16), a convocação de tropas federais para reforçar a segurança durante o primeiro turno das eleições em Bayeux, Cabedelo e Fagundes. A decisão ocorreu durante sessão da Corte e agora será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final sobre a solicitação.

Os pedidos foram motivados por preocupações com a segurança em razão de conflitos locais. Em Bayeux e Cabedelo, os juízes das zonas eleitorais 61ª e 57ª, respectivamente, relataram risco de insegurança durante o pleito, principalmente devido à guerra de facções criminosas nas duas cidades.

A presidente da Corte, desembargadora Agamenilde Dias, foi relatora dos pedidos e destacou que, apesar do Governo do Estado ter garantido o reforço de policiais, a presença de tropas federais é necessária para assegurar o livre exercício do voto.

Em Fagundes, o juiz da 59ª Zona Eleitoral, sediada em Queimadas, fez o pedido devido ao forte acirramento político entre as militâncias das três principais candidaturas na cidade.

O juiz mencionou incidentes de confrontos físicos e agressões verbais em eleições anteriores como justificativa para a convocação das tropas.

No seu voto, a desembargadora Agamenilde Dias reforçou a necessidade de garantir a segurança para que o pleito ocorra de forma tranquila e justa, afirmando que a atuação do crime organizado e o acirramento político representam desafios significativos para as forças de segurança locais.

A confirmação ou não da convocação das tropas federais para as eleições nesses municípios agora depende da análise do TSE, que deve se manifestar nos próximos dias.



Relacionadas