PSOL retira candidatura de Celso Batista e decide apoiar Luciano Cartaxo para a Prefeitura de João Pessoa
A decisão foi tomada, na manhã deste sábado (27), após uma reunião em que foram discutidas as estratégias eleitorais para as eleições municipais deste ano
O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) decidiu, por 7 votos a 2, retirar a candidatura de Celso Batista e apoiar a pré-candidatura de Luciano Cartaxo (PT) à Prefeitura de João Pessoa. A decisão foi tomada, na manhã deste sábado (27), após uma reunião em que foram discutidas as estratégias eleitorais para as eleições municipais deste ano.
Áurea Augusto, presidente municipal do Psol, em entrevista ao repórter Daniel Lustosa/RTC, explicou que a decisão de apoiar a coligação foi resultado de extensos debates. “Optamos pela coligação com o PT, acreditando que essa união fortalece nossa posição e nos permite avançar na disputa eleitoral”, afirmou Áurea. Ela também destacou que o partido aprovou durante a convenção os nomes dos candidatos para disputar vagas na Câmara Municipal com o objetivo de garantir uma representação significativa.
Celso Batista se diz descontente com decisão
Celso Batista, que até então estava como pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo Psol, expressou descontentamento com a decisão do PSOL, sugerindo que interesses externos podem ter influenciado a escolha. “A candidatura própria foi amplamente apoiada na plenária anterior. Abandoná-la é um retrocesso para a democracia interna do partido”, afirmou Batista.
Convenção da Rede cria impasse com apoio a nome de Celso Batista
Em contrapartida, a Rede decidiu, por unanimidade, em convenção, também na manhã deste sábado (27), apoiar a candidatura de Celso Batista.
Aniele Mirtes, porta-voz feminina da Rede em João Pessoa, explicou que a decisão respeita a legitimidade da candidatura própria do Psol. “Vamos para a convenção da Federação Psol-Rede para definir a melhor estratégia para ambos os partidos”, disse Aniele.
Gerson Vasconcelos, porta-voz masculino da Rede em João Pessoa, em entrevista, comentou sobre o processo de decisão e a paridade nas candidaturas: “Houve uma votação dos números desse resultado, e a decisão foi unânime entre os 9 membros da comissão provisória da Rede em João Pessoa, mantendo a candidatura de Celso Batista. Na convenção da Federação Psol-Rede, apresentaremos esse posicionamento e acreditamos que será votado para definir a posição final. ”Ele também destacou que a Rede apresentou uma nominata paritária com 12 candidatos, igualmente divididos entre homens e mulheres.
A decisão final sobre a aliança e a estratégia eleitoral será feita na convenção da Federação Psol-Rede, ainda na manhã deste sábado. Esta reunião terá o objetivo de definir se os partidos seguirão com candidatura própria ou apoiarão Luciano Cartaxo nas eleições municipais.