TSE emite zerésima para o 2º turno das Eleições 2022
Entidade atestou que não existe voto computado no sistema
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às vésperas do segundo turno das eleições, emitiu a zerésima das urnas eletrônicas. Com isso, o documento atestou que não existe voto computado no sistema antes do início da votação da população.
A cerimônia teve um atraso por conta de uma “dificuldade de comunicação entre os sistemas", de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente. Apesar do contratempo, ele descartou qualquer tipo de relação entre o atraso deste sábado (29) com a apuração dos votos, após o fechamento das seções eleitorais.
Compareceram ao procedimento eleitoral os representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e dos partidos PCdoB, PV e Cidadania. Todas essas entidades fiscalizadoras foram convidadas a assinar a zerésima.
O TSE realizou também uma cerimônia de constatação dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas. São os mesmos sistemas lacrados e assinados digitalmente pelas entidades fiscalizadoras em 2 de setembro.
Veja mais: