Qual a função dos mesários e do secretário no dia das eleições?
Conheça o papel e atribuição na realização do pleito que conta com o maior número de voluntários da história
As eleições de 2022 ficarão marcadas pela maior participação de voluntários atuando como mesários da história do país. O mesário estará nos dias das eleições para garantir que milhões de eleitores brasileiros possam escolher seus representantes nos próximos quatro anos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi um recorde com 830 mil pessoas cadastradas voluntariamente na Justiça Eleitoral. Esse número é 93% maior que em 2018, quando atuaram 430 mil voluntários.
Para que o processo eleitoral ocorresse, em todo país, mais de 1,8 milhão de brasileiros trabalharam como mesários. Mas você sabe como cada um deles atua?
Segundo o cientista político da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), João Edisom, o mesário é a figura mais importante que pode prestar serviço a sua pátria em um país onde não há guerras e nenhum outro tipo de conflito.
"O mesário é um fiscal geral, porque além de fiscalizar o eleitor para não entrarem com celular ou com alguém ao lado o obrigando a votar em algum candidato, ele também fiscaliza a si próprio representando a figura do Estado," conclui João Edisom.
Ainda segundo o cientista, o mesário tem o serviço fundamental de ajudar o país no momento mais importante que pode mudar o caminho que o país está percorrendo, com maior responsabilidade, principalmente devido à polarização política que deixou as disputas ainda mais acirradas.
Alguns cuidados e recomendações devem ser seguidos para evitar problemas e complicações nos dias das eleições gerais no Brasil, garantindo toda a lisura do processo porque numa eleição tensa exige-se maior cuidado.
Veja mais: