Eleitores enfrentam filas em diversos locais de votação na Paraíba
Todas as seções funcionam conforme horário de Brasília, das 8h às 17h.
Neste domingo (2), 3.091.684 milhões de paraibanos estão aptos a votar no primeiro turno das Eleições 2022. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Pessoa e Campina Grande são os dois maiores colégios eleitorais do estado, com 559.205 e 296.494 eleitores, respectivamente. Todas as seções funcionam conforme horário de Brasília, das 8h às 17h. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) alegou que as longas filas registradas em diversos pontos do estados são consequência de comparecimento em massa da população.
Neste ano, eleitores devem votar para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.
As 9.596 seções eleitorais em 1.731 locais de votação do estado abriram às urnas para o voto dos eleitores às 8h.
Em um dos pontos, no bairro de Manaíra, na capital paraibana, a fila de eleitores formou-se cedo e diversos panfletos foram encontrados, poluindo a entrada da Escola Alice Carneiro. Apesar de comum, essa prática é de proibida. De acordo com a Justiça Eleitoral, o derramamento dos santinhos nos arredores e em frente aos locais de votação no dia da eleição é crime eleitoral e também pode ser configurado como crime ambiental.
Nesse domingo, tanto o candidato, quanto a pessoa que for pega fazendo o descarte de material gráfico responderá por crime de boca de urna. Na capital paraibana, os detidos serão encaminhados à sede da Polícia Federal.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é maior local de votação de João Pessoa, com 24 seções. Nas primeiras horas da manhã deste domingo, eleitores formaram fila para a escolha dos candidatos.
Longas filas
Durante o início da tarde, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, os eleitores enfrentaram fila por conta de diversos fatores, como não saber os números dos candidatos, uso de biometria e aumento no número de idosos. O acúmulo de pessoas foi registrado em diversos pontos do estado.
O TRE relatou que apesar de ainda não ter o quantitativo de eleitores presentes nesta eleição, houve aumento significativo no percentual em relação às eleições anteriores.
No Campus de João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), prestes a terminar o horário da votação, as filas continuam extensas.
Veja mais: