Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo? Entenda
Na Paraíba, a taxa de abstenção foi de 17,29%
Muitas pessoas se perguntam se podem votar no segundo turno após o não comparecimento no primeiro. A resposta é sim. Os eleitores podem e devem estar presentes no turno final das Eleições 2022.
O voto, no Brasil, é obrigatório para pessoas alfabetizadas entre 18 e 70 anos, contanto que estejam em dia com a Justiça Eleitoral — que considera cada turno independente. No entanto, os cidadãos que não votaram neste primeiro momento das eleições têm até 60 dias, contando do dia 2 de outubro, para justificar a ausência. Para isso, eles precisam ir em qualquer seção eleitoral no dia da votação ou baixar o aplicativo e-Título.
De acordo com Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação de 2022 foi a que registrou menor número de votos brancos e nulos desde 2014, com crescimento expressivo de eleitores votando efetivamente. As abstenções, porém, mantiveram média semelhante a de eleições anteriores, na ordem de 20,89%.
Na Paraíba, por exemplo, a taxa de abstenção foi de 17,29%. Em 2018, esse quadro apontava 15% de eleitores que não compareceram às seções.
Veja mais: