TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
SBT News de Fato

FALSO: Governador da PB não decretou construção de banheiros unissex em escolas

Notícia falsa foi publicada em site de notícias e compartilhada por deputado do PL

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Notícia foi compartilhada nas redes sociais de deputado estadual.
Notícia foi compartilhada nas redes sociais de deputado estadual. (Foto: Instagram/Reprodução)

FALSO | É falso que o governador e candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), assinou decreto de lei para construção de banheiros unissex em escolas públicas da Paraíba. A informação foi publicada por um site local e compartilhada nas redes sociais pelo deputado estadual Walber Virgolino (PL). 


O QUE FOI INVESTIGADO? Uma publicação de um site de notícias local afirma que o governador do Estado da Paraíba e candidato à reeleição, João Azevedo (PSB), teria assinado um decreto de lei para a construção de banheiros unissex em escolas públicas paraibanas. A informação foi comparilhada na rede social do deputado Walber Virgolino, do Partido Liberal.

Onde foi publicado: No site de notícias regional Diário de Campina Grande e compartilhada no perfil do instagram do deputado federal Walber Virgolino (PL).

Alcance da publicação: O site Diário de Campina Grande tem abrangência regional, mas como qualquer página da internet pode ser acessada em qualquer lugar do mundo. Não foram encontradas informações sobre o site na ferramenta Similar Web, que faz medição da audiência de páginas na internet.

No Instagram, a publicação sobre a matéria compartilhada pelo deputado Walber Virgolino teve em 24 horas cerca de 5 mil curtidas e 1,6 mil comentários.

O que diz o autor da publicação?: A reportagem não conseguiu contato com o responsável pelo site e com o deputado estadual do Partido Liberal.


CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO

Reconhecendo a inverdade, a Justiça determinou conforme o documento 1 e documento 2 divulgados no site to TRE-PB a retirada do conteúdo falso publicado no site Diário de Campina Grande e nas redes sociais do deputado Walber Virgolino (PL). Conforme a decisão, a notícia é "sabidamente inverídica e de desinformação".

Os representantes do governador João Azevêdo declaram que "não existe em elaboração ou já submetido à análise da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, qualquer decreto sobre essa temática".

Para o SBT News De Fato, falso é o conteúdo ou informação inventada, que foi alterada, sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado para espalhar uma falsidade ou mentira.

COMO VERIFICAMOS?

TV Tambaú buscou informações com o governo do estado que emitiu nota sobre o ocorrido. As últimas edições do Diário Oficial do Estado (DOE) foram checadas, sem indício do conteúdo que foi noticiado, comprovando a inverdade.

Na matéria, publicada no dia 5 de outubro, não existe citação ou referência a alguma norma publicada ou editada pelo governo paraibano, que se manifestou por nota após ser procurado pelo SBT News De Fato.

"É completamente FALSA a suposta informação que circula de que o governador e candidato à reeleição João Azevêdo teria assinado um suposto decreto para construção de banheiros unissex em escolas públicas da Paraíba".

Em nota, a coligação "Juntos Pela Paraíba" informou ao SBT News De Fato que integrou com medidas judiciais contra os autores da publicação.

"João Azevêdo foi vítima de várias fake news ao longo do 1º turno e o cenário, ao que se nota, será lamentavelmente intensificado com mais mentiras. O PSB lamenta esse tipo de postura em um momento que o debate deveria ser propositivo e em prol dos paraibanos."

A Justiça Eleitoral determinou a retirada do conteúdo falso publicado no site Diário de Campina Grande e nas redes sociais do deputado estadual Walber Virgolino sobre João Azevêdo.

Na manhã desta 2ªfeira (10.out), a publicação não estava mais disponível no Instagram do deputado. No entanto, a publicação ainda encontra-se ativa no site de notícias. O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos definiu multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.

Por que investigamos

SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.


SBT News De Fato

SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Daniel Lustosa e Dennison Vasconcelos são jornalistas na TV Tambaú
>> TV Tambaú, afiliada SBT na Paraíba, é integrante do SBT News De Fato



Relacionadas