Na Paraíba, Lula tem 64% e Bolsonaro 30%, aponta pesquisa Ipec
Os candidatos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro
A primeira pesquisa do Ipec sobre a disputa ao governo do estado da Paraíba, no segundo turno, foi divulgada nesta quinta-feira (20), a dez dias das eleições. Além das intenções de voto para o Governo da Paraíba, o levantamento também mensurou as intenções de voto do paraibano para a Presidência da República.
No estado, Lula (PT) tem 64% das intenções de voto e Bolsonaro (PL) aparece com 30%. Considerando apenas os votos válidos, o candidato petista surge com 68%, enquanto Bolsonaro aparece com 32%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A última pesquisa Ipec a nível nacional foi divulgada na última segunda-feira (17). Nela, Lula tem 50% das intenções de voto e Bolsonaro aparece com 43%. Considerando apenas os votos válidos, o candidato petista surge com 54%, enquanto Bolsonaro aparece com 46%.
Pesquisa estadual
O levantamento também aponta que João Azevedo (PSB), candidato à reeleição, lidera a disputa. Ele soma 47% das intenções, seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB) com 42%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. Os candidatos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro.
Considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos da amostra votos brancos, nulos e eleitores declarados indecisos, João tem 53% e Pedro Cunha Lima 47%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro em 36 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo PB-02083/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06722/2022.
O levantamento foi encomendado pela TV Cabo Branco.