Eleitores terão tempo a mais para conferir voto na urna eletrônica
Ideia é que os votantes não confirmem voto por engano
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está disponibilizando uma função na urna eletrônica, que deve ajudar o eleitor a não confirmar o seu voto de forma incorreta nas Eleições 2022. É que os cidadãos vão ter um tempo extra, auxiliados por um som, para que possam conferir suas opções à frente do aparelho e, assim, não se precipitar no momento de apertar o botão “confirma”.
No pleito deste ano, o eleitor tem cinco cargos para escolher em quem votar. Será a primeira vez, inclusive, que a urna eletrônica vai liberar a confirmação do voto após um segundo do preenchimento completo dos números dos respectivos candidatos. Com isso, a cada uma das cinco confirmações, a urna vai emitir um som. Na escolha do presidente, em especial, o aparelho vai fazer um barulho num período mais longo.
O chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rodrigo Coimbra, explicou o motivo dessa função. “Foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer”, disse.
O portal do TSE já tem disponibilizado um simulador de votação para as Eleições 2022. Por lá, o eleitor pode treinar com antecedência e observar todo trâmite para conferência do voto já com essa nova ideia disponível para ser praticada.
O primeiro cargo a ser preenchido no momento do voto é para deputado federal. Em seguida, para deputado estadual. Na sequência, os votos são direcionados para senador e governador, respectivamente. A última opção é para a escolha do presidente da República.
O primeiro turno das eleições deste ano acontece no dia 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontece no dia 30 do mesmo mês.
CLIQUE AQUI E FAÇA A SIMULAÇÃO
Veja mais: