Forças Armadas vão apurar 385 urnas em tempo real nas Eleições 2022
Militares vão estar escalados em seções eleitorais para tirar fotos e enviar QR Code das urnas para análise paralela
Uma medida inédita na história democrática brasileira vai levar militares à apuração paralela de 385 urnas, em tempo real, nas Eleições 2022. O fechamento deste acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconteceu no último dia 31 de agosto e consiste na fiscalização dos arquivos brutos da totalização pelos tribunais regionais, mas foi divulgado na noite desse domingo (11) pela Folha de São Paulo.
Inicialmente, esse processo de análise vai cercar 385 anos, que equivale, de acordo com os técnicos das Forças Armadas, a 95% de confiabilidade. Com isso, o resultado de cada urna eletrônica será atestado através dos dados enviados pelos TREs ao TSE.
Para que tudo isso aconteça, os militares vão estar espalhados em seções eleitorais por todo o país. Por lá, eles vão tirar fotos e enviar o QR Code de cada um dos aparelhos para que seja conferido paralelamente na contagem dos votos.
De acordo com as Forças Armadas, o resultado da apuração deles sairá na mesma noite do dia 2 de outubro, quando o resultado for divulgado pelo TSE.