TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Na TV Tambaú

Veja como foi o debate entre os candidatos ao Governo da Paraíba

Encontro aconteceu na sede da TV Tambaú em João Pessoa.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Whats App Image 2022 09 15 at 10 59 06 02
(Foto: Portal T5/RTC)

Candidatos ao Governo da Paraíba participaram nesta quinta-feira (15) de debate promovido pela Rede Tambaú de Comunicação (RTC). O evento aconteceu na sede da emissora, em João Pessoa, com transmissão pela TV Tambaú, Portal T5 e YouTube.

Todos os oito candidatos ao cargo de chefe do Poder Executivo estiveram presentes no debate: Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

No primeiro bloco, ocorreram confrontos diretos com temas definidos por sorteio. A primeira temática debatida foi sobre a geração de empregos com pergunta do candidato Nilvan Ferreira para João Azevêdo, que disputa a reeleição.

Na sequência, foram debatidos temáticas sobre saúde, concurso público, fome, energias renováveis, segurança, educação e segurança hídrica. As perguntas foram feitas, respectivamente, por João Azevêdo, Antônio Nascimento, Adjany Simplicio, Major Fábio, Veneziano Vital, Pedro Cunha Lima e Adriano Trajano.

Segundo bloco

No segundo momento do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. Por ordem definida por sorteio, quem começou a rodada foi o candidato João Azevêdo, que escolheu Nilvan Ferreira para discutir sobre o posicionamento da Paraíba em rankings de competitividade.

Após responder o questionamento do candidato do PSB, Nilvan optou perguntar sobre o desenvolvimento econômico do estado para a candidata Adjany. Em seguida, a candidata do PSOL questionou Pedro Cunha Lima sobre privatizações, que escolheu perguntar para Adriano Trajano sobre o orçamento destinado à Assembleia Legislativa da Paraíba.

Dando continuidade à rodada de confrontos diretos, o candidato do PCO direcionou à Veneziano uma pergunta sobre o apoio que o emedebista recebeu do candidato à Presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT). Na sequência, Veneziano perguntou ao Major Fábio sobre o piso salarial para profissionais da enfermagem.

Logo depois, o candidato do PRTB escolheu falar sobre corrupção com Antônio Nascimento, que pelas regras do debate deveria direcionar a pergunta para João Azevêdo na sequência. Ele, então, decidiu questionar o candidato à reeleição sobre habitação.

Terceiro bloco

O terceiro bloco do debate seguiu a mesma formatação do anterior, com confrontos diretos entre os candidatos e temas livres. A primeira pergunta foi feita por Adriano Trajano para João Azevêdo sobre o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex).

Em seguida, João escolheu a candidata Adjany Simplicio para falar sobre segurança hídrica. No tempo de resposta, porém, ela decidiu abordar propostas de programas sociais voltados para a segurança das mulheres. Esse foi o único momento em que a temática foi levantada no debate entre candidatos.

Na sequência, Adjany escolheu perguntar para o candidato Veneziano sobre suas alianças políticas nas Eleições 2022. Depois, o candidato do MDB direcionou um questionamento sobre tributos para Nilvan Ferreira.

Seguindo a dinâmica, o candidato do PL perguntou para o Major Fábio sobre o setor da agricultura. Depois, o Major direcionou seu questionamento para Pedro Cunha Lima e na ocasião falou sobre propostas de governo do candidato.

Na sequência, a pergunta de Pedro, feita para o candidato Antônio Nascimento, foi sobre geração de emprego. Pelas regras do debate previamente definidas, o questionamento do candidato do PSTU foi direcionado para Adriano Trajano. Os dois se posicionaram sobre obras não finalizadas no Estado.

Último bloco

O quarto e último bloco do debate foi reservado às considerações finais dos candidatos, que tiveram um minuto cada. Esse momento foi transmitido pelo Portal T5 e canal da TV Tambaú no YouTube.

Conforme ordem definida por sorteio, o primeiro a fazer as considerações finais foi Antônio Nascimento (PSTU). Na sequência, João Azevêdo (PSB), Veneziano Vital (MDB), Adriano Trajano (PCO), Nilvan Ferreira (PL), Adjany Simplicio (PSOL), Major Fábio (PRTB) e Pedro Cunha Lima (PSDB).

Leia também:



Relacionadas