Veja como foi o debate entre os candidatos ao Governo da Paraíba
Encontro aconteceu na sede da TV Tambaú em João Pessoa.
Candidatos ao Governo da Paraíba participaram nesta quinta-feira (15) de debate promovido pela Rede Tambaú de Comunicação (RTC). O evento aconteceu na sede da emissora, em João Pessoa, com transmissão pela TV Tambaú, Portal T5 e YouTube.
Todos os oito candidatos ao cargo de chefe do Poder Executivo estiveram presentes no debate: Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
No primeiro bloco, ocorreram confrontos diretos com temas definidos por sorteio. A primeira temática debatida foi sobre a geração de empregos com pergunta do candidato Nilvan Ferreira para João Azevêdo, que disputa a reeleição.
Na sequência, foram debatidos temáticas sobre saúde, concurso público, fome, energias renováveis, segurança, educação e segurança hídrica. As perguntas foram feitas, respectivamente, por João Azevêdo, Antônio Nascimento, Adjany Simplicio, Major Fábio, Veneziano Vital, Pedro Cunha Lima e Adriano Trajano.
Segundo bloco
No segundo momento do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. Por ordem definida por sorteio, quem começou a rodada foi o candidato João Azevêdo, que escolheu Nilvan Ferreira para discutir sobre o posicionamento da Paraíba em rankings de competitividade.
Após responder o questionamento do candidato do PSB, Nilvan optou perguntar sobre o desenvolvimento econômico do estado para a candidata Adjany. Em seguida, a candidata do PSOL questionou Pedro Cunha Lima sobre privatizações, que escolheu perguntar para Adriano Trajano sobre o orçamento destinado à Assembleia Legislativa da Paraíba.
Dando continuidade à rodada de confrontos diretos, o candidato do PCO direcionou à Veneziano uma pergunta sobre o apoio que o emedebista recebeu do candidato à Presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT). Na sequência, Veneziano perguntou ao Major Fábio sobre o piso salarial para profissionais da enfermagem.
Logo depois, o candidato do PRTB escolheu falar sobre corrupção com Antônio Nascimento, que pelas regras do debate deveria direcionar a pergunta para João Azevêdo na sequência. Ele, então, decidiu questionar o candidato à reeleição sobre habitação.
Terceiro bloco
O terceiro bloco do debate seguiu a mesma formatação do anterior, com confrontos diretos entre os candidatos e temas livres. A primeira pergunta foi feita por Adriano Trajano para João Azevêdo sobre o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex).
Em seguida, João escolheu a candidata Adjany Simplicio para falar sobre segurança hídrica. No tempo de resposta, porém, ela decidiu abordar propostas de programas sociais voltados para a segurança das mulheres. Esse foi o único momento em que a temática foi levantada no debate entre candidatos.
Na sequência, Adjany escolheu perguntar para o candidato Veneziano sobre suas alianças políticas nas Eleições 2022. Depois, o candidato do MDB direcionou um questionamento sobre tributos para Nilvan Ferreira.
Seguindo a dinâmica, o candidato do PL perguntou para o Major Fábio sobre o setor da agricultura. Depois, o Major direcionou seu questionamento para Pedro Cunha Lima e na ocasião falou sobre propostas de governo do candidato.
Na sequência, a pergunta de Pedro, feita para o candidato Antônio Nascimento, foi sobre geração de emprego. Pelas regras do debate previamente definidas, o questionamento do candidato do PSTU foi direcionado para Adriano Trajano. Os dois se posicionaram sobre obras não finalizadas no Estado.
Último bloco
O quarto e último bloco do debate foi reservado às considerações finais dos candidatos, que tiveram um minuto cada. Esse momento foi transmitido pelo Portal T5 e canal da TV Tambaú no YouTube.
Conforme ordem definida por sorteio, o primeiro a fazer as considerações finais foi Antônio Nascimento (PSTU). Na sequência, João Azevêdo (PSB), Veneziano Vital (MDB), Adriano Trajano (PCO), Nilvan Ferreira (PL), Adjany Simplicio (PSOL), Major Fábio (PRTB) e Pedro Cunha Lima (PSDB).
Leia também: