TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Nas redes sociais

A 12 dias das eleições, veja os candidatos que mais cresceram no Instagram

Adjany Simplicio, do PSOL, foi a candidata com maior crescimento percentual.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Crescimento de Adjany nas redes é de 108% desde agosto
Crescimento de Adjany nas redes é de 108% desde agosto (Divulgação / RTC)

Daqui a 12 dias, acontece o primeiro turno das Eleições 2022. E as redes sociais, sem dúvida, se tornaram determinantes para gerar engajamento, fidelizar eleitores e, muitas vezes, até virar voto. O Portal T5 fez um novo levantamento dos perfis no Instagram dos candidatos ao governo da Paraíba. Quem mais teve crescimento, em sequência à pesquisa de agosto, foi a de Adjany Simplício, do PSOL.

Apesar de os números de seguidores da candidata serem menores do que os que brigam no alto das pesquisas, o balanço de crescimento dela foi o que mais chamou a atenção na internet, com um aumento de 108,8%, frente, por exemplo, aos 17,3% de Pedro Cunha Lima, do PSDB.

No entanto, a diferença no ganho de novas pessoas que aderiram às redes sociais dos dois candidatos mostram uma diferença um tanto significativa. Isso porque Pedro ganhou mais de 18 mil seguidores, enquanto Adjany teve o acréscimo de mais 2.441 pessoas.

Outro exemplo que podemos perceber fica por conta do candidato Adriano Trajano, do PCO, que aumentou 12,3% de seguidores, e de Veneziano, que aumentou 10%. O perfil de Adriano, apesar de uma parcial considerável, ganhou apenas 31 novas pessoas de agosto até aqui. Já Veneziano teve o aumento de 7.100 novos seguidores.

Confira, abaixo, os números atualizados: 

Adjany Simplício (PSOL) - 2.243 para 4.684 (aumento de 108.8%) | + 2.441 seguidores
Pedro Cunha Lima (PSDB) - 104 mil para 122 mil (aumento de 17.3%) | + 18 mil seguidores
Adriano Trajano (PCO) - 252 para 283 (aumento de 12.3%) | + 31 seguidores
Veneziano Vital do Rêgo (MDB) - 71 mil para 78,1 mil (aumento de 10%) + 7.100 seguidores
Antônio Nascimento (PSTU) - 1.538 para 1.653 (aumento de 7.4%) | + 115 seguidores
Major Fábio (PRTB) - 5.202 para 5.535 (aumento de 6.4%) | + 333 seguidores
João Azevêdo (PSB) - 177 mil para 187 mil (aumento de 5.6%) | + 10 mil seguidores
Nilvan Ferreira (PL) - 435 mil para 450 mil (aumento de 3.4%) | + 15 mil seguidores

Dados foram obtidos entre 7 de agosto e 16 de setembro de 2022.

Sociólogo analisa pesos ainda mais relevantes da rádio e da TV

A internet é, talvez, o maior meio de engajamento e de encontro entre pessoas. As redes sociais estreitam laços e também formam opiniões. Essa prática tem se potencializado cada vez mais e se tornado um modelo de convivência, uma vez que muitas pessoas, empresas e também partidos sobrevivem de uma rotina cibernética que, queiram ou não, é necessária.

Contudo, de acordo com o sociólogo José Artigas, a rádio e a televisão ainda têm uma relevância que pode ser decisiva não só nos números finais das Eleições 2022, mas, sobretudo, em todo o processo formativo da escolha de algum candidato.

O pesquisador avalia que, embora a internet seja um veículo cada vez maior de composição de opiniões, e com isso também de interferência na escolha do voto do eleitorado, a televisão e o rádio ainda são veículos importantes.

"No caso da televisão, é um veículo ainda mais decisivo para a escolha do voto do que as redes sociais e outras plataformas de informação na internet. É preciso entender que é cada vez mais importante para os candidatos terem uma participação nas redes sociais. Isso dinamiza as suas campanhas”

De 2018 até o presente momento, os tribunais eleitorais vêm promovendo uma série de regulamentações aprovadas também na esfera legislativa, com o intuito de equilibrar mais a participação dos candidatos, partidos e federações na internet durante a campanha.

Desde 2016, as plataformas digitais e as redes sociais passaram a ter mais importância na seara política e cada vez mais crescem no processo de formação da opinião pública.

*Correção: Adjany teve o maior crescimento percentual, mas não é candidata com menos seguidores, como informado anteriormente no título da matéria. No Instagram, a candidata do PSOL aparece à frente de Antônio Nascimento (PSTU) e Adriano Trajano (PCO).

Veja mais:



Relacionadas