Eleitores têm até esta quinta (20) para solicitarem 2ª via do título
Para a retirada, cidadãos precisam estar em dia com a Justiça Eleitoral
Os eleitores que estão com a segunda via de seus títulos eleitorais pendentes têm até esta quinta-feira (22) para que possam regularizá-los para as Eleições 2022. O segundo documento que dá passe livre ao voto só pode ser emitida até 10 dias antes do primeiro turno do pleito, conforme está previsto no Código Eleitoral.
Para a retirada, o eleitor precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral. Essa regulação consiste em o cidadão não ter débitos pendentes com o órgão, como multa por ausência às urnas ou trabalhos eleitorais, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral.
É importante lembrar que o título eleitoral não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação levando consigo qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.
As pessoas que estiverem quites com suas inscrições eleitorais tem ainda como alternativa ao documento de papel a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.