"Voto eletrônico é seguro e auditável", reforça procuradora eleitoral
Declaração foi dada durante uma audiência pública do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
A auditoria das urnas eletrônicas foi tema de uma audiência pública, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta quarta-feira (21). Na ocasião, a procuradora regional Eleitoral da Paraíba, Acácia Suassuna, reforçou que o voto eletrônico é seguro, confiável e auditável.
De acordo com a procuradora, é fundamental mostrar à sociedade toda a transparência e confiabilidade das urnas. “A audiência é importante para mostrar os procedimentos, qual a metodologia utilizada, mostrar que várias entidades participam dessa fiscalização, com toda visibilidade, para que não haja dúvidas da confiabilidade do sistema eletrônico de votação”, destacou.
Acácia Suassuna destacou ainda que, no dia da eleição, toda urna emite um extrato eletrônico que comprova não haver voto no dispositivo. Alem disso, reforçou que após a votação, é emitido o boletim de urna com todos os dados disponibilizados para as entidades fiscalizadoras. “Há um engajamento da Justiça e de todas as entidades no sentido de fazer acompanhamento prévio, durante e posterior. Os sistemas estão sendo constantemente fiscalizados”, concluiu.
Participaram da audiência diversas entidades fiscalizadoras, como MP, OAB, TCU, PRF, representantes de diversos partidos, entre outras. A reunião foi conduzida pelo membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), ouvidor Eleitoral e presidente da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas, José Ferreira Ramos Júnior.
Leia também: