Segunda via do título de eleitor pode ser emitida até esta quinta (22)
A novidade para 2023 fica por conta que o documento passa também a poder ser impresso em PDF, pelo aplicativo e-Título
A solicitação da 2ª via do título de eleitor se encerra nesta quinta-feira (22). O período é definido por lei com o intuito de determinar que os cidadãos possam regularizá-los com até 10 dias de antecedência ao pleito eleitoral. A novidade para este ano fica por conta que o documento passa também a poder ser impresso em PDF, através da internet, pelo aplicativo e-Título.
Para obtê-lo do modo mais tradicional, o eleitor precisa estar quite com a Justiça Eleitoral. A partir daí, ele pode comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial de identificação, além de um comprovante de residência dos últimos três meses. Os homens precisam também apresentar a reservista, aquele registro que comprova a quitação do serviço militar obrigatório.
O título eleitoral, inclusive, não é o único meio que possibilita que os cidadãos tenham passes livres na hora da votação. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação levando consigo qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte.
Impressão do título é novidade nas Eleições 2022
Nas eleições anteriores, os títulos somente poderiam ser visualizados pelo aplicativo e-Título. Agora, esses documentos podem ser baixados em formato PDF e, posteriormente, impressos pelos interessados.
O passo a passo é bem simples. Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta acessar a ‘Eleitor e Eleições’ e, em seguida, escolher a opção ‘Autoatendimento do Eleitor’. Por lá, o eleitor vai encontrar o botão ‘Imprimir Título Eleitoral’. Ao clicar, o sistema vai abrir um espaço para preenchimento do nome completo, do número do título e do CPF. A data de nascimento, o nome da mãe e o nome do pai.
Por meio do Autoatendimento do Eleitor também é possível, consultar o local de votação também devem ser preenchidos.
O aplicativo também permite o acesso às informações dos eleitores junto à Justiça Eleitoral, como situação eleitoral, local de votação, consulta de débitos, emissão de guias para pagamentos e cadastro como mesário voluntário. Diferentemente da via tradicional, o e-Título conta com foto do eleitor, dados sobre o cadastramento biométrico e um QR Code para a validação na zona eleitoral.
Veja mais: