PT pede registro de candidatura de Ricardo Coutinho para o Senado
A solicitação foi feita mesmo com o petista inelegível por conta de uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou, na tarde desta sexta-feira (12) a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho ao Senado Federal, junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A solicitação foi feita mesmo com o petista inelegível por conta de uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por uso eleitoreiro do programa Empreender, nas Eleições 2014. Na ocasião ele disputava a reeleição ao governo.
Há uma solicitação da defesa de Coutinho no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão que o tornou inelegível por oito anos. A inegelibilidade teria validade até 5 de outubro desse ano, três dias após o primeiro turno das eleições. A solicitação deve passar pela Justiça Eleitoral. A elegibilidade é um dos requisitos para estar apto a concorrer nas eleições.
A expectativa da defesa de Ricardo Coutinho é que o pedido seja apreciado pela ministra Rosa Weber antes do prazo final para análise do registro da candidatura. O pedido aguarda análise da relatora desde o dia 9 de agosto.
De acordo com a solicitação de registro de candidatura, o 1° suplente de Coutinho será o deputado Jeová Campos e Alexandre Santiago aparece como como 2° suplente. O ex-governador declarou bens de R$ 3,2 milhões à Justiça Eleitoral.