TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Quase meio milhão de paraibanos já ativaram o e-Título; veja como baixar

Aplicativo corresponde à versão digital do título de eleitor

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
TSE começa a testar nova versão do aplicativo e-Título
TSE começa a testar nova versão do aplicativo e-Título (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Quase 500 mil paraibanos emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Os dados foram confirmados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) nesta terça-feira (30).

Por meio do e-Título, 469.895 eleitores do estado podem justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral. O índice de paraibanos adaptados à tecnologia representa pouco mais de 15% de todo o eleitorado paraibano, que ultrapassou 3 milhões de pessoas neste ano.

Eleitores que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições de 2022. Atualmente, no Brasil, cerca de 118 milhões de eleitores já possuem as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral, número que corresponde a 75% do eleitorado nacional.

Faça o download do e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e Google Play.

Novidades

app está de cara nova e conta com recursos mais modernos de acessibilidade. Em maio de 2022, a tela mudou da cor verde para a azul, com o objetivo de proporcionar maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo.

Além disso, foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta "Gestão de Atendimento”, que permitirá um controle do fluxo de acesso aos principais serviços pelo eleitorado. Por meio da função, caso haja um grande número de solicitações realizadas simultaneamente, a eleitora ou o eleitor entra em uma espécie de espera e, quando tentar acessar novamente o aplicativo, terá preferência no atendimento.

O novo e-Título apresenta ainda uma evolução na funcionalidade de notificações. Agora, o dispositivo também possibilita o registro do histórico de avisos recebidos pelo usuário ao longo do período de uso da versão digital do documento.

Veja mais:


Relacionadas