TSE lança canal para alertar sobre desinformações das eleições nas plataformas digitais
O canal pode ser acessado através do site do TSE. A plataforma permitirá denúncias sobre violações dos termos de uso das redes sociais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. A plataforma tem como objetivo avisar os eleitores sobre fake news que envolvam o pleito deste ano. A prática visa coibir violações com relação aos termos de uso nas plataformas digitais.
O canal pode ser acessado através do site do TSE. A plataforma permitirá denúncias sobre violações dos termos de uso das redes sociais - sobretudo para quem publica conteúdos inverídicos ou realiza o disparo de mensagens em massa focados no processo eleitoral.
A Justiça Eleitoral informou que se enquadram nos pré-requisitos de desinformações que podem ser denunciadas: as notícias ou conteúdos noticiosos equivocados sobre a participação nas Eleições 2022. O escopo inclui dados relativos a horários, locais de votação e documentos exigidos.
Vale lembrar que, para denunciar possíveis infrações eleitorais (propagandas ilícitas), o denunciante deve procurar o sistema Pardal.