Deputados aumentam cerca de R$ 10 milhões com gastos em publicidade
Valor é 20% maior em comparativo ao ano de 2019, pós-eleições. Números são de um levantamento feio pelo 'Uol'
Restando quatro meses para as eleições de 2022, deputados federais subiram em cerca de 20% os gastos com dinheiro público para dar publicidade a seus mandatos. O dado é de um levantamento realizado pelo site ‘Uol’.
De acordo com a apuração do portal de notícias, somente entre janeiro e maio, R$ 27,19 milhões foram gastos com publicidade. No mesmo período do ano passado, essa verba foi de R$ 22,73 milhões. O número aumenta ainda mais se comparado com 2020 e 2019, quando os gastos foram calculados em R$ 18,97 e R$ 17, 88 milhões, respectivamente.
Apesar de não ser bem vista pela maioria da população, a prática não é considerada ilegal e está prevista no regimento da Câmara dos Deputados.
Entre os representantes da Paraíba no Congresso Nacional, o deputado federal Wellington Roberto (PL), é o que mais gasta com autopromoção.
O parlamentar desembolsou R$ 1,2 milhão de verba pública para edição de materiais gráficos, consultorias e para um blog do estado pago para fazer “divulgação de notícias referentes ao mandato”. Esses dados, no entanto, foram divulgados em abril, em outro levantamento, realizado pelo Estadão.