União Brasil é aprovado pelo TSE; sigla pode ter desfalque na Paraíba
Partido torna-se o maior no Congresso, com 81 deputados e 7 senadores.
A fusão entre PSL e DEM para criação do partido União Brasil foi aprovada, nessa terça-feira (8), pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A sigla é a maior no Congresso, com 81 deputados e 7 senadores. O número de urna é o 44.
Apesar do alto número de políticos, a bancada do União Brasil deverá ser reduzida a partir do próximo mês, com a abertura da janela para troca de partido. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) será um deles. A ala bolsonarista do PSL deve deixar a sigla, como fez o presidente Jair Bolsonaro (PL) no final de 2019.
Na Paraíba, o deputado Cabo Gilberto também deve acompanhar o presidente. Ele já sinalizou o interesse em concorrer ao governo nas eleições em outubro deste ano pelo PL.
O deputado paraibano disse que foi convidado para ser vice-presidente do atual partido de Bolsonaro no estado. "Vou fazer parte do partido e estou muito feliz por isso. Vamos trabalhar firme para formar a maior chapa de deputado federal e estadual, quem sabe governador e senador", disse Cabo Gilberto ao jornalista Daniel Lustosa.
Um dos nomes do partido é o apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes. Ele confirmou que vai concorrer a uma vaga no Senado. Antes, o comunicador havia expressado o desejo de concorrer à Presidência, mas disse que foi impedido. "Depois os caras fizeram uma fusão e eu me fusão", ironizou Datena em uma entrevista.
Veja mais: