Quase meio milhão de paraibanos têm irregularidades com Justiça Eleitoral
Dados do TRE-PB foram obtidos com exclusividade pelo Portal T5.
Quase 500 mil paraibanos estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral e correm risco de não poderem votar neste ano. Os dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foram obtidos com exclusividade pelo Portal T5.
O cancelamento do título pode acontecer entre os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nos últimos três turnos consecutivos.
Entre 3,4 milhões de eleitores inscritos na Paraíba, 496.287 estão inaptos. Já 2,9 milhões estão regulares.
A Paraíba possui 77 zonas, 10.194 seções e 1.815 locais de votação.
Como regularizar
O TRE reforça a importância de manter a documentação regular, a fim de evitar problemas futuros.
O processo pode ser feito pela internet com o preenchimento do formulário disponível no Portal do TSE. Será solicitado o envio de um documento oficial de identificação, além de um comprovante de residência recente e uma fotografia em estilo “selfie” do eleitor segurando o documento oficial.
Se houver débitos de eleições anteriores a 2020, o eleitor deve quitá-los antes de fazer o requerimento. Clique aqui para obter a guia para quitação de multas.
Em entrevista à rádio Jovem Pan João Pessoa, o secretário da Tecnologia e Informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, deu detalhes sobre esse assunto. Ouça:
Calendário das eleições
As eleições deste ano já tiveram as datas oficializadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Neste ano, a população escolherá o presidente do país, os governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
O primeiro dia do pleito está marcado para 2 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro, se houve necessidade.
Veja as datas:
- Oficialização das federações partidáriasAté 2 de abril (seis meses antes do pleito)
- Convenção das legendas20 de julho a 5 de agosto
- Registro das candidaturasAté 15 de agosto
- Propaganda em rádio e TV (primeiro turno)26 de agosto a 29 de setembro
- Primeiro turno2 de outubro
- Segundo turno (se necessário)30 de outubro
A propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, relativa ao primeiro turno, será de 26 de agosto a 29 de setembro.
Veja mais: