Fim da votação na Venezuela: país aguarda resultados oficiais
Segundo a oposição, as votações registraram alto comparecimento de eleitores
O horário de votação nas eleições presidenciais da Venezuela se encerrou às 19h deste domingo (28), no horário de Brasília (18h em Caracas), com grande comparecimento, de acordo com a oposição. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável por realizar as eleições, ainda não divulgou números oficiais.
Até duas horas antes do fim da votação, 54,8% dos eleitores já haviam votado, de acordo com a campanha do candidato opositor Edmundo González. Esse número é 12 pontos percentuais maior do que o da eleição anterior, em 2018.
Nicolás Maduro concorre à reeleição em meio a uma grave crise econômica e humanitária. Nos últimos 10 anos, a economia venezuelana encolheu 80%, forçando mais de 7 milhões de pessoas a deixar o país em busca de melhores condições de vida.
A oposição está mais mobilizada do que nunca, acreditando ter chances reais de vencer. Cerca de 21 milhões de venezuelanos se registraram para votar, o que aumenta as expectativas de mudança no cenário político do país onde o voto não é obrigatório.