TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
NOVA LIDERANÇA

Carmem Lúcia deve suceder Moraes na presidência do TSE; eleição acontece nesta terça (7)

Nova liderança da Corte Eleitoral ficará responsável pelas eleições municipais de 2024

Por SBT Publicado em
CARMEM LUCIA
Nova liderança da Corte Eleitoral ficará responsável pelas eleições municipais de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz eleição, a partir das 19h desta terça-feira (7), para escolher novo presidente. A votação simbólica, em urna eletrônica, deve apontar Cármen Lúcia para comandar a Corte Eleitoral no lugar de Alexandre de Moraes, que deixa o cargo em 3 de junho. Kassio Nunes Marques será escolhido vice-presidente.

Por tradição, assume a liderança do tribunal o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que está há mais tempo na corte. Cármen Lúcia é integrante titular do TSE desde agosto de 2022; Marques, o segundo mais antigo.

A nova presidente deve ficar responsável pelas eleições municipais de 2024 e ocupar posto até 2026. Com a saída de Moraes, André Mendonça deixa de ser ministro substituto e vira membro titular do tribunal.

Cármen Lúcia era a mais recente vice do TSE e tomou posse em maio de 2023, por causa do término do mandato de Ricardo Lewandowski, aposentado do STF e atual ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ministra concorreu com Nunes Marques e foi eleita pelo plenário por 6 votos a 1.

Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2006, indicada por Lula, Lúcia foi a primeira mulher a presidir o TSE, entre 2012 e 2013, quando também comandou eleições municipais. Natural de Montes Claros (MG), a ministra foi presidente do STF de 2016 a 2018.



Relacionadas