TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Política

Calvário: mais um processo contra Ricardo Coutinho vai para Justiça Eleitoral

Denúncia apresentada pelo Ministério Público trata-se do caso conhecido como "Caixas de Vinho"

Por Juliana Alves Publicado em
Gilmar Mendes disse que "não há razão para provimento do pedido"
Gilmar Mendes disse que "não há razão para provimento do pedido" (Foto: Reprodução/Instagram @realrcoutinho)

A juíza Aylzia Fabiana Borges Carrilho, da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital, declarou nesta sexta-feira (28) a incompetência da justiça comum para julgar a denúncia apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra o ex-governador Ricardo Coutinho, o âmbito da Operação Calvário, no caso conhecido como "Caixas de Vinho". O processo será enviado para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). A mudança atende a um pedido feito pela defesa de Ricardo.

A denúncia em questão é sobre um pagamento no valor de R$ 900 mil, que teria sido realizado dentro de uma caixa de vinho, ao então assessor da ex-secretária Livânia Farias, Leandro Azevêdo, no Rio de Janeiro. Mas, de acordo com o Ministério Público, os valores ilícitos teriam sido utilizados por Ricardo Coutinho para "desfrutar de vantagens políticas proporcionadas pelo dinheiro obtido de forma indevida".

Na decisão, a juíza determinou: "Acolho a exceção de incompetência oposta pelo acusado, devidamente representado por seus advogados, bem como reconheço a competência da Justiça Eleitoral e determino a remessa integral dos autos principais ao Egrégio Tribunal Regional Eleitoral, com as cautelas de praxe".

Agora, o TRE assumirá a responsabilidade pelo julgamento do caso "Caixas de Vinho", onde serão analisadas as acusações feitas pelo Ministério Público contra o ex-governador Ricardo Coutinho e os demais envolvidos na operação.

Leia também:



Relacionadas