João Azevêdo é submetido a cateterismo cardíaco
Secretaria de Saúde explicou que procedimento foi previamente programado para fins de diagnóstico
O governador João Azevêdo (PSB) foi submetido, nesta quinta-feira (15), a um procedimento de cateterismo cardíaco eletivo, com implante de um stent, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. O chefe do executivo está em observação por 24h, seguindo protocolo pós-procedimento institucional, devendo receber alta hospitalar após este período.
Em nota à imprensa, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde explicou que o procedimento foi previamente programado para fins de diagnóstico e solicitado pelo médico Fúlvio Soares Petrucci, “seguindo protocolo pós-procedimento institucional, o paciente segue em regime de observação na Unidade de Terapia Cardiológica da unidade hospitalar, com quadro clínico estável, consciente e orientado, sem queixas. Com previsão de alta nas próximas 24 horas”.
O que é cateterismo cardíaco?
Consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. Também denominado de angiografia coronária, cinecoronariografia ou ainda estudo hemodinâmico. É indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.
Leia também: