Presidente da Rede revela planos do partido para eleições na Paraíba
Heloisa Helena, líder nacional da legenda, sinalizou como o partido se portará nas eleições municipais em 2024
Restando pouco mais de um ano para o início oficial do calendário eleitoral das eleições municipais de 2024, partidos já se articulam nos bastidores para o próximo pleito. Apesar de ser considerado uma legenda ainda em desenvolvimento na Paraíba, a Rede Sustentabilidade promete unir forças para lançar nomes para as executivas.
Pelo menos isso é o que tem sido proposto pela presidente nacional da legenda, Heloisa Helena, que prefere ser intitulada porta-voz do partido. Em entrevista ao programa Tambaú Debate, da TV Tambaú, afiliada SBT na Paraíba, a ex-senadora adiantou as estratégias do partido para a disputa do pleito municipal.
De acordo com a líder da Rede Sustentabilidade, pelo menos dois municípios da Paraíba terão candidaturas próprias para prefeito, são eles: Alhandra e Sousa. O partido, no entanto, pode lançar nomes para a executiva em outras cidades, mas precisará chegar a um consenso com o PSOL, legenda com quem forma federação.
“A gente quer que todos os dirigentes locais, representantes, filiados, tenham capacidade de fazer um debate logo agora. Um diagnóstico situacional, ver até onde nós vamos, se teremos candidaturas a prefeito de Alhandra, que está discutindo, de Sousa, entre outros. O enfrentamento ao poder político e econômico local é na eleição municipal. Se quiser ter uma candidatura própria, seja aqui ou onde quer que seja, vamos trabalhar junto com o PSOL”, disse Heloísa Helena.
A ex-senadora e presidente da Rede, porém, sinalizou que a decisão de lançar um nome próprio ou de apoiar uma candidatura para prefeito será do diretório local da legenda nas regiões. Estadualmente o partido tem como líder o deputado estadual Chió.
Nos casos em que o partido não conseguir unir forças para lançar um nome para disputar a prefeitura, a orientação de Heloísa Helena é de elevar o quociente eleitoral e eleger o maior número de vereadores. Na capital paraibana, por exemplo, a legenda não tem representante na câmara municipal.
“De uma forma muito especial temos feito um apelo para que as pessoas disponibilizem seus nomes para as candidaturas para as câmaras de vereadores. Elas são desprezadas por alguns, mas elas são espaços fundamentais. É o espaço de poder que está mais perto da população local. Vamos fazer um grande esforço. Se a federação entender que é melhor fazer a característica de frente ampla e apoiar uma candidatura e se concentrar na possibilidade de eleger vereadores, acho excelente também. Essa é uma decisão daqui. Aqui tem lideranças que são importantes”, afirmou a ex-senadora e candidata a presidente em 2006.
A entrevista completa em vídeo será exibida nesta quinta-feira (22), no programa Tambaú Debate, às 13h50. Assista:
Veja mais: