Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba é ruim, diz estudo
Casa Legislativa paraibana ocupa a 19º posição entre as 27 Assembleias do país
O nível de transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba é considerado “ruim”, segundo um estudo realizado pela ONG Transparência Internacional - Brasil. De acordo com o Índice de Transparência e Governança Pública, a Casa Legislativa paraibana ocupa a 19º posição entre as 27 Assembleias do país. Veja o ranking no final da matéria.
Durante o estudo, foi analisada a disponibilização de informações sobre viagens oficiais, presença de deputados em plenário, salários pagos a servidores e deputados, uso das verbas das cotas parlamentares e normas de regulação do lobby.
No Brasil, nenhuma Assembleia Legislativa teve nível de transparência considerado “ótimo”. Quatro Casas tiveram o desempenho “bom”, 12 foram “regular”, oito tiveram a classificação "ruim" e três como "péssimo".
Em nota Assembleia Legislativa da Paraíba, disse que atende as exigências dos órgãos de controle da Paraíba. A Casa justificou que o levantamento leva em conta critérios de navegabilidade e a alimentação em tempo real e trabalha, desde o ano passado, para contemplar essa demanda no site.
A ALPB ainda disse em nota que vai manter contato com a ONG para "esclarecer o que for preciso e sanar eventual falha que exista, buscando sempre aprimorar os serviços".
Veja, abaixo, o ranking de transparência das Casas Legislativas:
Conceito "Bom"
1º - Distrito Federal
2º - Espírito Santo
3º - Minas Gerais
4º - Ceará
Conceito "Regular"
5º - Goiás
6º - Mato Grosso
7º - Rio Grande do Sul
8º - Paraná
9º - São Paulo
10º - Bahia
11º - Pernambuco
12º - Rondônia
13º - Santa Catarina
14º - Maranhão
15º - Pará
16º - Roraima
Conceito "Ruim"
17º - Rio Grande do Norte
18º - Mato Grosso do Sul
19º - Paraíba
20º - Alagoas
21º - Sergipe
22º - Amazonas
23º - Tocantins
24º - Rio de Janeiro
Conceito "Péssimo"
25º - Piauí
26º - Amapá
27º - Acre
Leia também: