Manifestações na Paraíba pedem responsabilização de golpistas
Grupos pedem punição para o vandalismo praticado nos prédios que abrigam os três poderes e a defesa da democracia no país
Uma manifestação de pessoas em defesa da democracia se formou na orla de João Pessoa nesta segunda-feira (9), um dia após a invasão e depredação dos prédios que abrigam os três poderes, em Brasília. O ato ocorre de forma pacífica, manifestantes seguram faixas e bandeiras e gritam palavras de ordem a favor da democracia
Segundo os participantes, o ato é uma resposta ao vandalismo praticado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, ocorrido neste domingo (8). Lá houve depredação e destruição do patrimônio público e histórico nas dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
O ato pela democracia foi organizado durante a tarde desta segunda (9), na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba, em João Pessoa, onde estiveram presentes representantes de partidos de esquerda, parlamentares, centrais sindicais, movimentos sociais e representantes também de comitês populares de luta. Os participantes discursaram contra os atos antidemocráticos e de vandalismo na capital federal, incentivaram a mobilização dos movimentos de esquerda na Paraíba e em outros estados.
Ficou definida uma nova comissão para coordenar a Frente Brasil Popular no estado, que deve articular outras mobilizações como a que começa a acontecer no Busto de Tamandaré, encontro das praias de Tambaú e Cabo Branco.
Em Campina Grande também houve manifestação a favor da Democracia. Ela aconteceu durante a tarde na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Os manifestantes protestaram contra os atos antidemocráticos. Representantes pediam a defesa da democracia, da pluralidade e da diversidade.
Veja as imagens exibidas na TV Tambaú: