"Não faz mais sentido", avalia presidente da ALPB sobre uso de máscaras na Paraíba
Adriano Galdino comentou uso do equipamento de proteção em ambientes abertos.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Adriano Galdino, falou sobre a flexibilização do uso de máscaras durante sessão nesta quarta-feira (9). A opinião do parlamentar contraria o posicionamento de autoridades da Secretaria de Saúde no estado, que condena a desobrigação do uso de máscaras autorizada por alguns prefeitos e governadores do país.
"Algumas medidas de afrouxamento já podem ser tomadas, inclusive, essa questão de uso de máscaras em ambientes abertos não faz mais sentido", opinou o deputado.
Uso obrigatório da Paraíba
O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, falou sobre os crescentes posicionamentos favoráveis à desobrigação do uso de máscara. Ele se posicionou contrário à decisão e reforçou a importância da máscara no combate à Covid-19.
Conforme o decreto estadual, válido até o dia 7 de abril, "permanece obrigatório, em todo território do estado da Paraíba, o uso de máscaras, mesmo que artesanais, nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis".
Cidade divergente
A prefeitura de Princesa Isabel, no Sertão, flexibilizou o uso de máscaras em ambientes abertos. O prefeito da cidade, Ricardo Pereira, anunciou a medida nas redes sociais.
A Procuradoria Geral do Estado da Paraíba disse ao Portal T5 que não deve proceder judicialmente contra a decisão do gestor do município sertanejo.
Vale lembrar que, em casos de divergência entre os decretos estadual e municipal, devem valer as determinações mais restritivas, conforme o Supremo Tribunal Federal (STF).
O tema foi abordado pelo jornalista Daniel Lustosa no programa O Povo Na TV. Confira:
Veja mais: