TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Festival Pretitudes

Enfrentamento ao Racismo é tema do Painel Funesc nesta terça (16)

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente

Por Renata Nunes Publicado em
Painelfunesc
(Foto: Reprodução /FUNESC)

O “Enfrentamento ao Racismo na efetivação da Política de Igualdade Racial da Paraíba” - esse será o tema de um painel que a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 19h, em alusão ao Mês da Consciência Negra.

A ação acontecerá  de maneira híbrida, na Sala de Concertos Maestro Jose Siqueira, instalada no Espaço Cultural, em Tambauzinho, e contará com transmissão ao vivo pela TV Funesc no Youtube e pela TV Assembleia.

Esta edição integra a programação do ‘Festival Pretitudes’ e será mediada pela educadora e pesquisadora Rafaela Carneiro, contando com a participação das debatedoras Leandra Cardoso, cientista social; Ângela Pereira, fisioterapeuta e pesquisadora, e Aline Mota, defensora pública.

As convidadas falarão sobre as políticas e planos implementados pelo Governo do Estado da Paraíba, no que se refere à Igualdade Racial, a exemplo da criação do Centro João Balula.

A debatedora Leandra Cardoso é feminista negra bissexual, cientista social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É, também, poeta, antirracista, militante dos direitos humanos e do empoderamento feminino, integrando a Candaces - Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas.

Atualmente é presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Gerente Executiva de Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba (SEMDH).

Ângela Pereira é doutoranda em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/FIOCRUZ-PE) e mestre em Serviço Social pela UFPB. Atuou como fisioterapeuta no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), na Educação Permanente e gestão da atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e na coordenação de Saúde da População Negra no Estado da Paraíba.

Atualmente é assessora técnica de Promoção à Igualdade Racial do Município de João Pessoa e estuda temas da Saúde da População Negra, das Populações do Campo, do trabalhador, da pessoa com deficiência e Atenção Básica.

Aline Mota é defensora pública do Estado da Paraíba, coordenadora do Grupo de Trabalho pela igualdade racial e membro da Comissão Ética da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).

A mediadora Rafaela Carneiro Cláudio é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), integrante do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Memórias e Saberes do GPEP Saberes e trabalha como gerente operacional em Políticas de Ações Afirmativas, na Gerência Executiva de Equidade Racial (SEMDH), do Governo da Paraíba.

Ainda é suplente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e titular do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB).

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Os encontros acontecem sempre às terças-feiras e, agora, de maneira híbrida, com encontros entre os debatedores no Espaço Cultural da Paraíba e transmissão ao vivo pelo YouTube.



Relacionadas