Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
30 de Março
Segue para Câmara

Aprovado projeto que pode ampliar teste do pezinho para detectar até 50 doenças

A matéria teve relatoria da senadora paraibana Nilda Gondim (MDB-PB)

Por Renata Nunes Publicado em
Teste do pezinho
Teste do pezinho (Foto: Pedro Ribas/SMCS/Arquivo)
ouça este conteúdo

O teste do pezinho, exame gratuito e obrigatório que ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas em crianças recém nascidas, poderá ser ampliado para detectar até 50 doenças rastreáveis.

Na última quinta-feira (25), o Senado, com relatoria da senadora paraibana Nilda Gondim (MDB-PB), aprovou projeto que agora vai para votação na Câmara dos Deputados e, se aprovado, passa pata a sanção presidencial.

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) destacou a importância da ampliação da triagem neonatal no Sistema Único de saúde (SUS), afirmando que essa ampliação é defendida por muitos especialistas, que apontam seus diversos impactos positivos, a exemplo da redução de custos com assistência à saúde para o indivíduo e para o Estado.

Além disso, o relatório de Nilda aponta que, atualmente, a triagem neonatal oferecida pelo SUS, que está em ampliação, é capaz de detectar seis doenças: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doenças falciformes e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.

A relatora também chama a atenção para o fato de que a versão ampliada do teste, que consegue detectar até 53 doenças, muitas delas consideradas raras, está disponível somente na rede particular e é oferecida a preços elevados.

"O que impossibilita o acesso da população de baixa renda [a esse teste] e impede que muitas de nossas crianças, portadoras dessas doenças, consigam obter diagnósticos e tratamentos precoces", alertou Nilda.

Leia mais: 



Relacionadas
noscript