Veículos militares desfilam em frente ao palácio do Planalto
Ação acontece no mesmo dia em que parlamentares decidirão sobre adoção do voto impresso.
A manhã desta terça-feira (10) foi marcada pelo desfile de veículos militares da marinha em frente ao palácio do Planalto. Houve a entrega de um convide ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o exército militar. A ocasião, contudo, ocorre no mesmo dia em que a adoção do voto impresso – defendida por Bolsonaro – é discutida no parlamento.
De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira, a operação trata-se de uma coincidência com relação a data em questão. O convite feito pela Marinha é para que Bolsonaro assista a operação dos militares que ocorre todos os anos no Entorno do DF.
Alguns parlamentares entenderam o desfile como uma ameaça do presidente. Bolsonaro – eleito na urna eletrônica – quer mudar o sistema de votação alegando, sem apresentar provas, que o sistema atual é alvo de fraudes. Todavia, a pressão pela mudança ocorreu após pesquisas sinalizarem uma derrota no pleito do próximo ano.
Vale lembrar que a proposta de voto impresso já foi derrotada na comissão especial. Mesmo assim Athur – aliado ao presidente, resolveu levá-la ao plenário.