TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Contra Covid-19

Apenas um vereador de João Pessoa não consta no registro de vacinados da Prefeitura

Proposta aprovada na CMJP pretende que apenas vacinados frequentem prédios públicos da capital.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Câmara Municipal de João Pessoa, no Centro da capital.
Câmara Municipal de João Pessoa, no Centro da capital. (Foto: CMJP/Divulgação)

Apenas um vereador da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) não aparece no registro de vacinados contra a Covid-19 da Prefeitura da capital. O Painel da Vacinação registra as duas doses da vacina das pessoas que foram imunizadas na cidade. O levantamento exclusivo realizado pelo Portal T5 revela que, entre os 27 parlamentares, 15 têm o esquema de vacinação completo, com as duas aplicações ou dose única.

Ao Portal T5, o vereador Tarcísio Jardim (Patriota), 38 anos, disse que não se negou a receber o imunizante por questões ideológicas e que participava de uma viagem a Brasília durante o período de vacinação de sua faixa etária. "Depois não tomei porque não consegui agendar. Conheço muita gente da minha idade que não está vacinado porque não conseguiu", disse. Tarcísio compareceu presencialmente às sessões desde o fim do recesso, na última semana.

Em João Pessoa, a aplicação da primeira dose foi suspensa na terça-feira (17). A última atualização da faixa etária foi para pessoas com idade a partir dos 20 anos. A Prefeitura Municipal aplicou 741.721 doses de vacinas desde janeiro deste ano.

De forma híbrida, a CMJP reiniciou oficialmente os trabalhos legislativos na última semana. O primeiro encontrou ocorreu no dia 10 de agosto. A partir deste segundo semestre, as sessões acontecem com vereadores participando de maneira remota e presencialmente, revezando as posições a cada reunião.

"Para evitar aglomeração, metade dos vereadores estão de forma híbrida e a outra de forma presencial. Infelizmente, a população ainda não terá acesso, mas vamos criar protocolos de quem já estiver vacinado com a segunda dose e preenchendo todo o protocolo de segurança sanitária terá o acesso de três pessoas por gabinete, assim o acesso à Casa será mantido", disse o presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (Avante).

Locais públicos apenas para vacinados

Na sessão da última terça-feira, vereadores aprovaram por unanimidade um projeto indicativo que permite apenas pessoas vacinadas contra o novo coronavírus frequentarem prédios públicos da capital paraibana. A medida para conter a proliferação da Covid-19 pode barrar um dos políticos da CMJP.

"Esse projeto de lei visa proibir a entrada dessas pessoas em ambientes públicos, porque essas pessoas precisam dar uma prova de amor não só à sua família, mas à população de João Pessoa, que não quer se contaminar com aquelas pessoas que não querem se vacinar", disse o autor da proposta, o vereador Marcos Henriques (PT).

Após a publicação da reportagem no Portal T5, o vereador publicou nota sobre o assunto. Veja:

"Sabemos que a polarização extrema entre direita e esquerda tem sido colocada no debate da vacinação aqui no Brasil. Com isso, quero afirmar que sou favorável à vacinação em massa.

Eu não ter tomado a vacina não foi por questões ideológicas, mas sim porque estava participando de uma viagem a Brasília, e no meu retorno, fui acometido por uma crise alérgica. E como é de conhecimento de todos, os protocolos mandam não tomar a vacina, durante a crise; e devemos esperar o período de janela para testes, fazendo o teste, de posse do resultado negativo, podemos tomar nossa vacina, assim, concluindo a nossa primeira etapa de imunização!

Gostaria de informar que a minha vacinação já está marcada e respeitando todas as normas dos protocolos em João Pessoa. Quero sempre contribuir com a sociedade. Viva a Saúde!"

Veja mais:



Relacionadas