TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Novo presidente

Em seu 1º ato, Lira dissolve bloco adversário

Decisão desfavorece aliados de Baleia Rossi (MDB-SP) na distribuição de cargos na Mesa Diretora

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Arthur Lira marca votação da PEC do Voto Impresso para esta terça (10)
Arthur Lira marca votação da PEC do Voto Impresso para esta terça (10) (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), usou seu primeiro ato na cadeira para anular uma decisão do antecessor, Rodrigo Maia. Em decisão assinada nesta segunda-feira (1º), dia da eleição, Lira cancelou a formação do bloco partidário que apoiava seu principal adversário no pleito, Baleia Rossi (MDB-SP).

Segundo Lira, a formalização do bloco foi uma "evidente intempestividade" de Maia por conta dos prazos estabelecidos pela própria Câmara dos Deputados. O texto refere-se a um atraso de 6 minutos do PT em registrar o posicionamento da sua bancada, alegando problemas no sistema.

O bloco de apoio a Baleia Rossi é composto pelos partidos PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PC do B, Cidadania, PV e Rede.

Com a decisão de Lira, mudaria a distribuição de cargos na Mesa Diretora, que na Câmara são distribuídos por um critério de proporcionalidade: blocos maiores ganham o direito de indicar nomes em funções mais importantes. Isso vale para as duas cadeiras de vice-presidente, quatro de secretário e quatro de suplente na Mesa.

O ato do novo presidente da Câmara exclui o PT do bloco de Baleia. Assim, em vez de ser contabilizado junto aos outros partidos no grupo, ele funcionaria como um grupo menor e independente na hora de se calcular a função que receberia. O bloco, por sua vez, também sai desidratado, sem contar com os 54 parlamentares do Partido dos Trabalhadores - maior bancada da Casa.

O assunto deve ganhar melhor definição às 11h desta terça-feira (2), quando os líderes da Casa reúnem-se para discutir o assunto. A eleição para as funções na Mesa Diretora está marcada para 16h.

SBT News



Relacionadas