Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
Incremento

Cidades da Paraíba terão aumento de repasse do FPM em 2021

Ao menos dois municípios serão contemplados.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Catolé do Rocha
Catolé do Rocha (Foto: Reprodução / Governo da Paraíba)
ouça este conteúdo

As cidades de Sumé e Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, terão um aumento no valor do coeficiente em 2021 com relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A ação acontece em razão das estimativas populacionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o acordo com decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) 190/2020.

Em Catolé do Rocha, o coeficiente era de 1,4 e passou para 1,6. Já Sumé, que tinha 1,0 de coeficiente, subiu para 1,2. O coeficiente é definido a partir do número de habitantes do município - essa estimativa estabelece o valor do repasse do FPM, que é a principal fonte de custeio das cidades. Vale ressaltar que elas ainda contam com recursos transferidos através dos programas federais.

Não há mudança para as demais 221 cidades da Paraíba.

FPM

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é o valor repassado pela União aos estados, Distrito Federal e municípios brasileiros. O dinheiro transferido é arrecadado a partir do Imposto de Renda (22,5%) e do Imposto sobre Produtos Industrializados. Parte do valor deve ser destinado para a Saúde, Educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação Básica (Fundeb).



Relacionadas
noscript