Vídeo: Jurista debate infidelidade partidária, fake news e prisão de Lula
O jurista destacou que essas eleições 2018 serão as eleições do fake news, mas ele acredita que a justiça está preparada para isso.
O Tambaú Debate deste domingo (8) trouxe o advogado especialista em direito eleitoral, Fábio Andrade. O advogado opinou sobre o prazo passado do dia 07 de abril, que fechava o espaço da janela partidária e era limite para filiação e descompatibilização.
Para Fábio, o fato da janela criada, aumentou a infidelidade partidária, onde as mudanças aconteceram de todo jeito, sem regras, mostrando algo que não foi positivo para o sistema partidário.
Para o especialista, as regras de 2016 para 2018 não mudam muito, mas existe uma mudança grande se compararmos o formato de eleições gerais de 2014 para 2018. Na opinião dele, o formato ainda favorece mais quem já tem mandato, ou já é conhecido.
Sobre a novidade do fundo público de campanhas para esse ano, Fábio Andrade, acha que isso vai ser um teste já que o Brasil ainda não definiu que modelo de financiamento adotar, mas, ele vê que o financiamento acaba beneficiando os partidos maiores.
O jurista destacou que essas eleições 2018 serão as eleições do fake news, mas ele acredita que a justiça está preparada para isso.
O especialista atua na defesa do prefeito afastado de Bayeux, Luiz Antônio. Ele disse acreditar que esta semana deve entrar com pedidos que vão reverter a decisão da Câmara Municipal, na justiça.
Fábio Andrade, também opinou sobre a situação do ex-presidente Lula. No entendimento dele, o meio processual sobre o qual o STF tomou a decisão do habeas corpus não foi o adequado e a pauta ainda está aberta, o que pode fazer os ministros mudarem sua decisão.
ASSISTA: