Pesquisa: sem Lula nas eleições, disputa por vaga no segundo turno se acirra
O levantamento realizado na segunda (29) e na terça-feira (30) mostra que o ex-presidente manteve vantagem sobre os rivais.
Na primeira pesquisa do Datafolha após a condenação em segunda instância de Lula, quatro candidatos disputariam uma vaga no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSC).
O levantamento realizado na segunda (29) e na terça-feira (30) mostra que o ex-presidente manteve vantagem sobre os rivais, com até 37% das intenções de voto.
Seu eleitorado, porém, se pulveriza e a briga tende a se tornar acirrada caso ele seja barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
Bolsonaro aparece em primeiro lugar no principal cenário sem Lula, com 18%. Ele supera Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin(PSDB) e Luciano Huck (sem partido).
Marina lidera o segundo pelotão, com 13%. Ciro (10%), Alckmin (8%) e Huck (8%) estão tecnicamente empatados.
O Datafolha fez 2.826 entrevistas em 174 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05351/2018. As informações são da Folha de S. Paulo.
Apesar de liderar a corrida sem Lula, Bolsonaro parou de crescer. Ele oscilou negativamente em todos os quadros apresentados na pesquisa, em comparação com o levantamento de novembro.